Título: “Uma jornada de fé — A formação do povo de Israel e sua herança espiritual”.
Comentarista: Pastor Antônio Gilberto
Lição 3: As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó
Data: 19 de
janeiro de 2014
TEXTO
ÁUREO
"Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas
ciladas do diabo" (Ef 6.11).
VERDADE
PRÁTICA
Como
salvos por Cristo, podemos pela fé vencer o Diabo em suas investidas contra
nós.
HINOS
SUGERIDOS
107, 212, 531
LEITURA
DIÁRIA
Segunda -
1 Co 15.57
Deus que
nos dá a vitória
Terça - 2
Co 2.14
Deus nos
faz triunfar em Cristo
Quarta -
2 Co 11.14
Satanás
engana pela imitação
Quinta -
1 Tm 4.1
Doutrinas
falsas vêm de demônios
Sexta -
Jo 8.44
A mentira
procede do Diabo
Sábado -
1 Ts 2.18
Satanás
combate a obra de Deus
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo
3.19,20; 7.4,5; 8.8,25; 10.8,11, 24
19. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir,
nem ainda por uma mão forte.
20. Porque eu
estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que
farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
Êxodo 7.4,5
4. Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o
Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra doEgito
com grandes juízos.
5. Então, os
egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar
os filhos de Israel do meio deles.
Êxodo 8.8,25
8. E Faraó chamou
a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu
povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.
25. Então, chamou
Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
Êxodo 10.8,11,24
8. Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó,
e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
11. Não será
assim; andai agora vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes.
E os lançaram da face de Faraó.
24. Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao
SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas
crianças.
INTERAÇÃO
Faraó era
perverso e não tinha intenção alguma de libertar os hebreus. Diante da recusa dele, Deus enviou várias
pragas ao Egito (Êx 3.19,20). Qual era o propósito divino ao enviar aspragas? O objetivo era o julgamento contra o governo
de Faraó e seu povo e um juízo contra o generalizado culto idólatra egípcio.
Para
introduzir a lição, faça um resumo das terríveis pragas que arrasaram o Egito.
Depois, explique que a partir da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó
passou a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e a seu
auxiliar, Arão. Precisamos de discernimento a fim de não aceitar as ardilosas
propostas de Satanás para nós, igreja do Senhor.
OBJETIVOS
Após esta
aula, o aluno deverá estar apto a:
- Analisar as pragas deferidas e a primeira proposta de Faraó.
- Saber que assim como Faraó, Satanás não desiste facilmente.
- Discutir a proposta final de Faraó
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor,
reproduza o quadro abaixo conforme as suas possibilidades. Em classe,
juntamente com os alunos, complete a segunda coluna. Debata com a turma as
propostas de Faraó e as suas consequências, caso Moisés as aceitasse. Conclua
enfatizando que, como salvos por Cristo, podemos pela fé nEle sempre vencer o
Diabo em suas investidas contra nós.
AS PROPOSTAS DE
FARAÓ AO POVO DE DEUS
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AS PROPOSTAS
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AS CONSEQUÊNCIAS
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"Ide, sacrificai ao vosso Deus nesta
terra" (Êx 8.25).
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"Somente que indo, não vades longe"
(Êx 8.28).
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"Deixai ir os homens" (Êx 10.7).
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"Ide, servi ao Senhor; somente fiquem
ovelhas e vossas vacas" (Êx 10.24).
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COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE
Proposta:
Aquilo que se propõe; sugestões de Faraó ao povo de Deus.
Deus
havia declarado que se Faraó não deixasse o seu povo sair do Egito, Ele feriria
os egípcios com várias pragas (Êx 3.19,20). Em Êxodo 7.4,5, Deus reiterou o
envio de flagelos terríveis sobre o Egito, os quais tinham como propósitos:
julgar tanto o governo quanto o povo por seus atos, e também apressar a saída
dos hebreus e mostrar o poder de Deus sobre os deuses egípcios.
A partir
da ocorrência da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passa a fazer uma
série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e Arão. Na lição de hoje
estudaremos o ambiente e as circunstâncias em que ocorreram as pragas e as
propostas de Faraó ao povo de Deus.
I. AS
PRAGAS ENVIADAS E A PRIMEIRA PROPOSTA DE
FARAÓ
1. Pragas
atingem o Egito (Êx 7.19-12.33). Deus ordenou que Moisés e Arão fossem até o
palácio de Faraó para pedir-lhe que deixasse o povo hebreu partir. Diante de
Faraó Moisés fez alguns milagres, para que este contemplasse uma amostra do
poder do Altíssimo e liberasse o povo de Deus. Faraó era considerado um deus,
por isso foi necessário que Moisés se apresentasse diante dele com sinais e
maravilhas. Porém, Faraó endureceu o seu coração e não deixou o povo partir (Êx
7.13,14,22; 8.15,19,32; 9.7,34,35; 4.21; 7.3; 9.12; 10.1,27; 11.10; 14.4,8,17).
Com receio das pragas que já estavam atingindo duramente o Egito, Faraó decide
fazer algumas propostas ardilosas para Moisés e Arão.
2. A
primeira proposta (Êx 8.25). Esta proposta exigia que Israel cultuasse a Deus
no próprio Egito, em meio aos falsos deuses. O ecumenismo também parte deste
princípio, porém, a Palavra de Deus nos exorta: "E ser-me-eis santos,
porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus"
(Lv 20.26). A proposta de Faraó era para Israel servir a Deus sem qualquer
separação do mal. Todavia, "sem santificação ninguém verá o Senhor"
(Hb 12.14). Um povo separado por Deus e para Deus, e ao mesmo tempo misturado
com os ímpios egípcios, como sendo um só povo, seria uma abominação ao Senhor.
Deus requer santidade do seu povo. Nestes últimos dias antes da volta de
Cristo, o pecado sob todas as formas avoluma-se por toda a parte, como um rolo
compressor. Esta é uma das causas de haver tantos crentes frios
espiritualmente: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se
esfriará" (Mt 24.12). Precisamos ser mais santos e consagrados a Deus!
SINOPSE
DO TÓPICO (I)
Diante
das pragas que atingiram duramente o Egito, Faraó apresentou algumas propostas
ardilosas para Moisés e Arão.
II. FARAÓ
NÃO DESISTE
1. A
segunda proposta de Faraó (Êx 8.28). "Somente que indo, não vades
longe". Isso resultaria em o povo de Deus sair do Egito, mas o Egito não
sair deles, como acontece ainda hoje com o crente mundano (Tg 4.4,5; 1 Jo
2.15). Assim fez a mulher de Ló, que saiu de Sodoma, mas não tirou Sodoma do
seu coração e da sua mente, e perdeu-se (Gn 19.17,26; Lc 17.32). O propósito de
Faraó ao ordenar "não vades longe" era vigiar e controlar os passos
do povo de Israel. "Não vades longe" significa para o crente hoje o
rompimento parcial com o pecado e com o mundo. É a vida cristã sem
profundidade, sem expressão e por isso sempre vulnerável. "Não vades
longe" (Êx 8.28) equivale ao crente viver sem compromisso com Deus, com a
doutrina do Senhor, com a igreja, com a santidade. É a vida cristã superficial,
sem consagração a Deus e ao seu serviço.
2. A
terceira proposta de Faraó (Êx 10.7). Essa proposta atingia os chefes de
família e demais adultos. Os demais membros da família ficariam no Egito. O
povo de Israel vivia organizado por famílias e casas paternas (Êx
6.14,15,17,19). A família é universalmente a unidade básica da sociedade
humana. A saída parcial do povo, como queria Faraó, resultaria no fracionamento
e fragilização das famílias, dividindo-as. O propósito de Deus é sempre
abençoar toda a família, no sentido de que ela seja salva, unida, coesa, forte,
feliz e saudável.
A
proposta de Faraó traria resultados nefastos para o povo de Deus. Vejamos:
a)
Famílias sem o governo dos pais, sem provisão, sem proteção, sem direção.
b)
Maridos sem as esposas; homens viajando no deserto e as crianças sem os pais. O
Diabo quer a ruína do casamento (Êx 1.16). Oremos por um avivamento espiritual
sobre os casais que servem ao Senhor.
c)
Miscigenação devastadora. Os jovens de Israel sozinhos no deserto a caminho de
Canaã se casariam com moças pagãs, idólatras. Por sua vez, as jovens deixadas
no Egito se casariam com os incrédulos egípcios. Enfim, haveria perda de
identidade dos hebreus como povo do Senhor.
SINOPSE
DO TÓPICO (II)
"Não
vades longe", significa para o crente hoje, o rompimento parcial com o
pecado e com o mundo.
III. A
PROPOSTA FINAL DE FARAÓ
1. A
situação caótica do Egito. A praga das trevas acabara de ocorrer, e todo o
Egito durante três dias seguidos ficou sem luz. Só havia luz nas casas dos
hebreus (10.21-23). Faraó teve muitas oportunidades, mas não deu ouvidos à voz
do Senhor e não atendeu aos apelos de Moisés. A cada praga o coração de Faraó
se tornava mais endurecido. O rei do Egito escolheu resistir a Deus e teve seu
país devastado pelas pragas. Quem pode resistir ao Senhor? Se Deus está falando
com você, atenda-o. Não resista! Muitos já viram e experimentaram os milagres
do Senhor, porém, seus corações permanecem duros e inflexíveis, como o de
Faraó. Lembre-se de que há um preço alto a se pagar por não se dar atenção ao
que Deus fala.
2. A
quarta e última proposta. A situação era tão caótica no Egito que o próprio
Faraó procurou Moisés (Êx 10.24) e fez a sua última proposta: "Ide, servi
ao Senhor; somente fiquem as ovelhas e vossas vacas" (v. 24). A ovelha e a
vaca eram animais cerimonialmente "limpos" para oferendas de
sacrifícios a Deus na época da Lei (cf. 1 Pe 2.25; Hb 13.15,16). Sem as ovelhas
e vacas não haveria sacrifícios. Não haveria entrega ao Senhor. Segundo a
Bíblia Explicada, esta proposta também significa "os nossos negócios e
interesses materiais, não santificados e não sujeitos à vontade de Deus"
(10.24). O crente precisa viver uma vida digna, não só diante de Deus, mas
também diante dos homens (2 Co 8.21). A santidade é um imperativo na vida do
cristão até mesmo nos negócios.
SINOPSE
DO TÓPICO (III)
A cada
praga o coração de Faraó se tornava mais endurecido. Ele escolheu resistir a
Deus e teve seu país devastado pelas pragas.
CONCLUSÃO
A atitude
do cristão hoje ante as traiçoeiras propostas do Maligno deve ser a mesma dos
representantes de Israel, Moisés e Arão: "Nem uma unha ficará" no
Egito (Êx 10.26). Satanás figurado em Faraó não mudou em relação à sua luta
contra o povo de Deus. Ele continua a tentar o crente de muitas maneiras para
fazê-lo cair, inclusive com más insinuações, sugestões, conclusões etc. "Mas
graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Co
15.57).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio
Bibliológico
"As
pragas do Egito combinam todos os aspectos das pragas da Bíblia. Esses eventos
são explicados através de exames dos termos hebraicos usados para defini-los.
Muitas palavras derivam da raiz nagap 'atingir, destruir', e mostram as pragas
como um golpe de Deus para castigar ou punir. A palavra hebraica negep, no
sentido de 'golpear, atacar' foi usada como termo de julgamento. É encontrada
relacionada às pragas do Egito apenas em Êxodo 12.13, que fala sobre a morte
dos primogênitos. A palavra hebraica maggepa também quer dizer 'golpe, matança,
praga, pestilência' e é aplicada à praga somente em Êxodo 9.14 que é uma
referência geral a esses acontecimentos.
Da raiz
naga, 'tocar, alcançar, atingir', vem nega, 'golpe, praga', que é usada
metaforicamente para doenças como castigo divino. Na narrativa do Êxodo ela
aparece apenas em 11.1, onde se refere à destruição dos primogênitos. Esses
termos indicam uma ação direta de Deus no castigo; outros termos e declarações
bíblicos mostram que esses atos são o testemunho do poder e da divindade do
Deus único (cf. Dt 4.34,35)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, p.1584).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio
Bibliológico
"Z.
Zevit pesquisou possíveis analogias para as pragas em outras partes da Bíblia.
Entre o relato das pragas e a narrativa da Criação, ele descobriu expressões e
vocábulos semelhantes, o que o levou a sugerir que Gênesis 1-2, tematicamente,
funciona como pano de fundo para as pragas. Dessa forma, por exemplo, na praga
do sangue, a expressão 'sobre todo o ajuntamento das suas águas' (Êx 7.19)
corresponda 'ao ajuntamento das águas' de Gênesis 1.10. Zevit também relaciona
as dez pragas às dez ocorrências da expressão 'e disse Deus' (Gn
1,3,6,9,11,14,20,24,26,28,29)" (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco.
2.ed. Rio de Janeiro, CPAD: 2007, p.183).
EXERCÍCIOS
1. Qual
foi a primeira proposta de Faraó?
R.
"Ide, sacrificai ao vosso Deus nesta terra" (Êx 8.25).
2.
Descreva a segunda proposta de Faraó.
R. "Somente que indo, não vades
longe".
3. Qual
foi a terceira proposta de Faraó?
R. "Deixa ir os homens" (Êx 10.7).
4. Qual
foi a proposta final de Faraó?
R
."Ide, servi ao Senhor; somente fiquem ovelhas e vossas vacas."
5. Qual
deve ser a atitude do cristão ante às malditas e traiçoeiras propostas do
Maligno?
R. A
atitude do cristão hoje ante as malditas e traiçoeiras propostas do Maligno
deve ser a mesma dos representantes de Israel, Moisés e Arão: "Nem uma
unha ficará" no Egito (Êx 10.26).
Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!